170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Centro de Estudos Orquestrais (CEO)

0
0
0
s2sdefault

O Centro de Estudos Orquestrais (CEO) foi criado em 2003 no Departamento de Música de Conjunto da Escola de Música. Atua na qualificação, treinamento e formação de profissionais de orquestra nas suas mais diversas funções, assim como à pesquisa e publicação de trabalhos sobre o tema. Congrega professores de diferentes departamentos em projetos de pesquisa voltados para os instrumentos de orquestra e a regência orquestral. Promove concertos, cursos e eventos acadêmicos, assim como intercâmbios com orquestras e outras instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. O CEO procura ainda desenvolver um trabalho de tradução de literatura consagrada na área, publicação de trabalhos inéditos, a editoração e o registro fonográfico de partituras de obras orquestrais de compositores brasileiros, especialmente aquelas pertencentes ao acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ. O trabalho do CEO é desenvolvido, junto às orquestras Sinfônica e de Sopros e aos programas de pós-graduação em música da UFRJ – Mestrados acadêmico e profissional e Doutorado. Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do CEO estão:

CAMPOS, Marcelo Jardim de. A Fantasia em três movimentos em forma de Choros de Villa-Lobos. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2006.2.

MORAES, Rigoberto Santos de. O Nonetto de Heitor Villa-Lobos. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2006

CÂNDIDO, Helder Trefzger. A Sinfonia no4 de Cláudio Santoro: uma abordagem histórico-interpretativa em torno do nacionalismo musical. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2010.

REIS, Adonhiran Bernard de Almeida. Edição do sexto concerto para violino de Manoel Joaquim de Macedo. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2012.

SILVA, Thiago Santos. Música sacra de Francisco Braga: história e análise interpretativa do Te Deum alternado (1904). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2012.

ARAÚJO, Caetano Salles de. Três danças para piano de José Siqueira: um estudo de caso sobre a transcrição orquestral. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2012.

QUEIROZ, Gabriela de Oliveira. Fantasia de Movimentos Mistos de Heitor Villa-Lobos: resgate e reinserção no repertório violinístico. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2014.

RANGEL, Marcos Antônio Barreto. A Sinfonia em Sol menor de Alberto Nepomuceno: uma análise histórico interpretativa. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2014.

SANTOS, Simone dos. Projeto Espiral (1976-1979): uma experiência de ensino coletivo de instrumentos de cordas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2015

MACHADO, Charlene Neotti Gouveia. A ideologia na produção musical de Francisco Mignone através da Sinfonia do Trabalho e da Sinfonia Transamazônica. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2015.

Algumas das obras editoradas pelo CEO foram publicadas na Revista Brasileira de Música e estão disponíveis nos links abaixo:

Henrique OSWALD

Francisco BRAGA

Lino José NUNES

José Maurício Nunes GARCIA

Leopoldo MIGUEZ

newsletter

Assine nossas newsletters e receba em seu e-mail informações atualizadas sobre as atividades da Escola.

image

Produção e projetos operísticos

Com uma longa tradição, os projetos operísticos são um destaque da produção artística da EM.

image

Festivais, Seminários, Congressos

A Escola patrocina uma série de importantes encontros acadêmicos e culturais.

image

RBM, Anais e publicações

A Escola edita algumas das mais respeitadas publicações da área dos estudos musicais.

image

Como registrar a sua música

Saiba o que precisa fazer para registrar suas músicas no registro no Serviço da Escola.

image

Biblioteca Alberto Nepomuceno

O acervo inestimável da Biblioteca abriga boa parte da memória da música no Brasil.

image

Museu Delgado de Carvalho

O acervo é composto por instrumentos musicais de diversas culturas de todo o mundo.

image

Laboratórios e Centros de Estudos

São núcleos de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos em torno de temas específicos.

image

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Certeza de qualidade artística, a produção fonográfica UFRJ/Música ganhou vários prêmios e distinções.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais