170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Curso Intermediário

0
0
0
s2sdefault

Os Cursos de Extensão em Música da Escola de Música da UFRJ oferecem O Curso Intermediário.

Este curso tem duração de até 3 anos, divididos em 6 períodos semestrais.

O Edital Público de seleção para os Curso Intermediário é lançado em outubro de cada ano e o ingresso para os alunos classificados ocorre em março do ano seguinte.

Seguindo as normas de cada Edital, são definidas as datas e os termos para que os candidatos compareçam à Escola de Música da UFRJ e prestem as prova de seleção para concorrer às vagas oferecidas. O conteúdo programático e demais informações para as provas e matrícula no curso são publicado no Edital Público.

Para os candidatos interessados em cursar um instrumento em aulas individuais, o concurso ocorre em duas etapas. Na primeira, comum a todos os candidatos, o conteúdo é composto por uma prova escrita (teoria e ditado musical) e uma prova oral (leitura rítmica e solfejo). Para concorrer na segunda etapa (prova de instrumento ou canto), o candidato deverá ter sido aprovado na primeira etapa. Na segunda etapa, o candidato fará uma prova no instrumento ou canto já definido no ato de inscrição do concurso. O conteúdo programático desta prova também consta no Edital Público.

Durante o curso, as matérias oferecidas são:

1 – Percepção (disciplina obrigatória)

Nesta disciplina, os alunos tem aula de teoria e percepção musical. Os conteúdos abordados incluem, além de teoria musical, leitura rítmica, métrica e solfejo.

2 – Canto Coral (disciplina optativa)

3 – Prática coletiva de instrumentos: violão, contrabaixo e violino (disciplina optativa)

4 – História da Música (disciplina optativa)

5 – Prática de Conjunto (disciplina optativa)

6 – Prática individual de Instrumento (disciplina optativa) para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, percussão, canto, órgão, clarinete, violão, piano e canto.

Importante: as disciplinas optativas, INCLUSIVE INSTRUMENTO INDIVIDUAL, quando oferecidas, têm as vagas direcionadas aos alunos com as maiores notas no Concurso Público de ingresso. Dessa forma, a única disciplina oferecida obrigatoriamente a todos os alunos é Percepção. Os alunos aprovados na segunda etapa e que não conseguirem vaga imediatamente no instrumento pretendido ou canto, ficarão numa fila de espera aguardando a vaga pretendida. Os alunos não aprovados na segunda etapa do concurso podem cursar a matéria teórica obrigatória e todas as demais eletivas, com exceção de Instrumento Individual.

Investimento:
A inscrição para o Concurso de Ingresso via Edital Público tem o valor de R$ 60,00 (sessenta reais).
O curso Intermediário tem o valor de R$ 300,00 (trezentos reais) por semestre (seis meses)

 

novembro   2018
DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Próximos eventos

There are no up-coming events

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais