170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Festival Rc4

0
0
0
s2sdefault

A segunda edição do Festival Rc4 ocorre entre 15 e 30 de janeiro de 2016, no teatro do Oi Futuro Ipanema. A iniciativa, com o tema "Transcendendo as barreiras na música clássica", apresenta novos rumos na música clássica, experiências e interações entre alta performance, eletrônica, softwares e recursos visuais. Ótimo momento para atualização de conceitos e para contato com novas experiências musicais.

  Foto: Ana Liao
  Dorin
  Stéphane Dorin discute o consumo e a produção de música através do processo da industrialização e sua difusão na era digital através das mídias sociais.

 

O festival tem curadoria do músico, produtor musical e docente da UNIRIO Claudio Dauelsberg e consultoria do professor Marcelo Jardim da Escola de Música. Com a presença de renomados palestrantes da Alemanha, França, Holanda e Brasil, o evento promoverá o encontro de nomes expressivos do mercado da música clássica internacional, que participarão de painéis e debates sobre os novos formatos e modelos de negócio, e sobre o papel cada vez mais crucial da tecnologia na música clássica e contemporânea. Como parte da programação, no dia 23 de janeiro, a partir das 18h, o Painel Internacional destaca profissionais de peso. Em pauta, empreendimentos inovadores no setor. Destaque para a palestra de Stéphane Dorin, PhD em sociologia pela Universidade de Limoges, que falará sobre consumo e produção de música através do processo da industrialização, sua difusão na era digital através das mídias sociais e como a sua recepção ocorre de diferentes maneiras ao redor do globo. Robert Zimmermann, CEO da Filarmônica de Berlim, falará sobre resultados concretos do processo de digitalização, conceito e implantação do teatro-estúdio, e potencialização de audiência. Zimmermann apresentará os modelos de tecnologia utilizados no Digital Concert Hall da Filarmônica de Berlim e suas ferramentas de streaming bem-sucedidos. O evento é gratuito, sujeito à lotação. Distribuição de senhas 30 min antes. Além do Painel Internacional Rc4, o festival apresenta, pela primeira vez no Brasil o projeto suíço Computer Orchestra, instalação interativa composta por múltiplos computadores simulando a configuração de uma orquestra clássica. A instalação propõe uma nova abordagem, permitindo que o usuário seja o "maestro" e possa reger a orquestra. Os movimentos das mãos são reconhecidos por um Kinect conectado ao computador central. A programação do Rc4 pode ser conferida no site do evento.

dezembro   2018
DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Próximos eventos

There are no up-coming events

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais