170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Concurso de Composição homenageia José Siqueira

0
0
0
s2sdefault

Com intuito de incentivar a produção de obras para orquestra sinfônica a Escola de Música (EM) promove a 5a edição de seu Concurso Nacional de Composição. Podem participar autores brasileiros, natos ou naturalizados. As obras vencedoras serão apresentadas durante o XXVIII Panorama da Música Brasileira, marcado para novembro. Os interessados têm de 05 de março a 28 de maio para enviar seus trabalhos. 

 

José Siqueira 

Nasceu na cidade de Conceição do Piancó, na Paraíba, em 1907. Seu pai fora o mestre da Banda Cordão Encarnado, em sua cidade natal. Durante sua juventude José Siqueira atuou em bandas de música de várias cidades do interior da Paraíba. Veio para o Rio em 1927, ingressando na Banda Sinfônica da Escola Militar, como trompetista.

Entre 1928 e 1933, estudou no Instituto Nacional de Música com Francisco Braga, Paulo Silva e Walter Burle-Marx, formando-se em composição e regência. Tornou-se professor catedrático da então Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil. Em 1940 fundou a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 1953, viajou para Paris onde regeu a Orchestre Radio-Symphonique e freqüentou o curso de musicologia da Sorbonne.

Regeu várias orquestras na França, Bélgica, Holanda, Itália, Portugal, Canadá e na antiga URSS, onde dirigiu a Orquestra Filarmônica de Moscou. Nos Estados Unidos dirigiu as sinfônicas de Filadélfia, Detroit e Rochester. Em 1961 foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Nacional e, em 1967 criou a Orquestra de Câmara do Brasil.

Siqueira participou da criação de várias entidades de classe e culturais, entre elas a Ordem dos Músicos do Brasil (1960) e o Clube do Disco. Publicou vários livros didáticos tais como Canto dado em XIV lições, Música para a juventude (em quatro volumes), Sistema trimodal brasileiro, Curso de Instrumentação, entre outros.

Siqueira foi, com outros intelectuais e professores universitários, aposentado compulsoriamente (1969) no bojo do recrudescimento do regime militar que se seguiu à decretação do AI-5.

Seu catálogo de composições é enorme e vai desde a ópera, o oratório e a sinfonia até a música de câmara, para instrumentos solos e para voz. Foi um dos principais representantes do nacionalismo musical brasileiro. Trata-se, portanto, de uma obra volumosa e diversificada.

José Siqueira faleceu aos 78 anos, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 22 de abril de 1985.

Esta edição do concurso homenageia José Siqueira (1907 – 1985), compositor, maestro, compositor e docente da EM. Siqueira exerceu papel destacado como educador, como liderança no meio musical de sua época e como impulsionador de várias entidades de classe e culturais. Iniciativa do Departamento de Composição, o concurso terá apenas uma categoria – a de obras para a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OSUFRJ). As peças deverão ser inéditas, ter de 7 a 10 minutos de duração e viabilidade de execução em, no máximo, quatro ensaios. Não serão aceitas orquestrações, arranjos, transcrições ou adaptações de obras previamente apresentadas em outros meios e formações vocais ou instrumentais.  

É vedada aos servidores da Escola de Música da UFRJ a inscrição.

O candidato deverá enviar uma cópia da partitura editorada da obra concorrente, utilizando pseudônimo e um CD ou pendrive com a partitura em PDF e o arquivo mp3 correspondente.. Na parte externa de um envelope deverá constar o nome da obra e o pseudônimo. Em seu interior, a ficha de inscrição preenchida, com cópia da Carteira de Identidade e do CPF, além curriculum vitae com, no máximo, 500 palavras. O endereço completo para envio e mais detalhes do processo estão disponíveis no regulamento do certame. O volume deve ser remetido via SEDEX para o seguinte endereço: V Concurso Nacional de Composição Escola de Música da UFRJ; Escola de Música da UFRJ – Prédio III – Sala da Direção; Edifício Ventura Corporate Towers, Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste, CEP 20031-170. Os três vencedores serão anunciados no dia 09 de julho. A premiação consistirá na execução da obra pela OSUFRJ durante o XXVII Panorama da Música Brasileira Atual, que acontece de 05 a 09 de novembro na EM. Além da gravação documental da obra e emissão de um certificado. 

Informações gerais podem ser obtidas através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Regulamento do Concurso

 

 

dezembro   2018
DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Próximos eventos

There are no up-coming events

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais