170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Autogestão na Produção Musical oferece bolsas para alunos da EM

0
0
0
s2sdefault

Acontece entre os dias 15 de maio a 07 de junho, no Espaço Cinédia, o curso Autogestão na Produção Musical. Ao todo serão oito encontros – sempre às segundas e quartas-feiras e no horário de 18h30 a 21h30. Com foco em músicos, produtores e estudantes, a iniciativa tem como objetivos oferecer uma visão do mercado musical brasileiro e apresentar ferramentas de gestão e comunicação modernas, além inovações tecnológicas direcionadas ao desenvolvimento de uma carreira artística e musical.

 

O curso, que será ministrado pelo violonista e violeiro Fábio Neves, conta com apoio da Escola de Música (EM). O convênio, aprovado pela Congregação (15/03) da instituição, beneficia alunos de graduação e pós-graduação da instituição com três bolsas integrais. A seleção será feita através de sorteio supervisionado por docentes da Escola. O curso é uma iniciativa da empresa Pinho Brasil e conta com a colaboração das empresas Comunicarte, Colaborativa e Jardim Digital, e do Instituto para a Preservação da Memória do Cinema Brasileiro (Cinédia) As inscrições vão até 02 de maio e devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Curso

A ideia é reunir conhecimento suficiente para que o aluno sinta-se capacitado a gerenciar suas produções, proporcionando e construindo um entendimento sobre o mercado e a produção musicais, bem como sobre aspectos relacionados à promoção e divulgação dos seus projetos artísticos. Por consequência, promover o desenvolvimento e profissionalização dos artistas inseridos no mercado da música. Para isso, serão consideradas as circunstâncias do setor: foco no contexto mercadológico atual, que oferece uma gama de oportunidades e facilidades para que músicos empreendam suas carreiras artísticas. Por outro lado, em contraposição, apontaremos os avanços neste segmento que ainda não oferece um espaço adequado para músicos e artistas que desejam construir suas carreiras autorais. Assim, num cenário competitivo, é imperativo que o profissional das artes tenha uma compreensão sistêmica dos processos e relações que dão vida ao setor. Considera-se nesse contexto oportuna a prática da autogestão em prol do desenvolvimento econômico e social destes profissionais, uma vez que a competitividade no mercado globalizado é crescente e o domínio e prática na autogestão habilitará os alunos participantes a buscarem eles próprios alternativas para a sustentabilidade de suas carreiras.

 

estrela SERVIÇO
Informações sobre o curso na página do curso no FaceBook ou pelo telefone (21) 9 9918-3365. Espaço Cinédia está localizado na antiga residência do Visconde de São Luiz do Maranhão, Rua Santa Cristina, 5, Glória (próximo ao Metrô Glória).

 

 

Conteúdo programático

 

AULA 01 – Aula inaugural
Apresentação da ementa e critérios do curso/Apresentação dos participantes;
Desafios relacionados à sustentabilidade da carreira artística e musical;
Introdução à Gestão e à complexidade dos processos – pensamento cartesiano e abordagem sistêmica; AULA 02
Conceito e ferramentas sobre a autogestão de carreira;
Definição de estratégias na produção musical em curto, médio e longo prazos;
Gerenciamento de recursos;
Modelo Canvas; AULA 03
Estratégia e planejamento da produção musical;
Práticas de projeto aplicadas à produção musical. AULA 04
"Negociação e estatísticas relevantes do setor/Concorrência e oportunidades"
"Formação de dados e interpretação de resultados/Valor agregado"; AULA 05
Cultura da internet e organização em rede;
Gestão das informações na carreira artística musical: produtividade, produção de conhecimento e colaboração; AULA 06
Conceito de Comunicação;
Administração de canais, meios e veículos de comunicação;
Produção de conteúdo, informação e notícia; AULA 07
"Tecnologias de Comunicação";
"Estratégias de comunicação";
"Aspectos técnicos na mídia/Divulgação";
"Comunicação visual: material gráfico e mídias sociais"; AULA 08
"Criatividade, inovação e novos mercados/Economia Criativa";
Apresentação e análise da plataforma "Artist Growth"/Estudos de casos; Fábio Neves – coordenador do curso e professor – é violonista e violeiro e mestre pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Concluiu o Bacharelado em Música pela UFRJ (2007) e a pós-graduação em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes, no ano de 2008. É sócio-diretor da Pinho Brasil Projetos Culturais e Gestão do Conhecimento e vem desenvolvendo e ministrando cursos e consultorias sobre o tema da gestão na produção cultural, visando capacitar músicos, artistas e empreendedores da economia criativa para melhor conceberem a trajetória de suas carreiras, negócios e projetos. Também está escrevendo livro sobre a temática da gestão na produção musical.
dezembro   2018
DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Próximos eventos

There are no up-coming events

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais