170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

EM celebra convênio com universidade argentina

0
0
0
s2sdefault

Júlia Winokur, flautista, e Esteban Ilbañez, violonista, são os primeiros alunos a representarem o convênio celebrado entre a Universidade Nacional de San Martim/ Buenos Aires – UNSAM e o Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas, da Escola de Música da UFRJ. 

No que se relaciona ao quadro de docentes, esse convênio já possibilitou a vinda do professor Ramiro Gallo para a Escola de Música e, no próximo mês de agosto de 2018, o professor Marcello Gonçalves, deste mesmo departamento da Escola de Música, irá para Buenos Aires, ministrar aulas sobre a Linguagem do Choro.

  Foto: Rafael Reigoto
  estebanargx600
  Esteban Ilbañez, violonista e aluno da UNSAM.

Nas palavras do professor Bartholomeu Wiese, cumprindo o objetivo específico desse convênio que é o da troca de conhecimentos da interpretação e/ou performances do Tango e do Choro, quando o professor Ramiro Gallo, aqui esteve, através de palestras sobre a História do Tango e da transferência das técnicas de execução desse gênero musical, ele muito ensinou desse mundo tão perto e tão distante dos músicos brasileiros, apesar de vizinhos. 

Financeiramente, por meio da Área de Relações Internacionais da UNSAM, representada por Leopoldo Marti, o convênio tem o apoio econômico da M.A.G.A- Movibilidad Académica de Grado em Artes -, que cobre todas as despesas relacionadas a estada, alimentação, hospedagem, passagens e traslados dos que dele participam. 

Para fazerem jus à participação no intercâmbio promovido por este acordo internacional entre a UFRJ e a UNSAM, Esteban e Júlia passaram por um rigoroso processo de seleção, no qual constou: análise dos currículos, memorial, um arrazoado justificando do porque do interesse, somados ao compromisso oficial de realizarem no retorno à Argentina, uma atividade para os alunos da UNSAM, na qual transmitirão aos seus respectivos colegas um pouco do que aqui puderam aprender. 

Em acordo ao prazo do intercâmbio, Júlia e Esteban deram início aos estudos na Escola de Música da UFRJ, no dia 2 de maio, e, ao fim do primeiro semestre letivo, retornarão à Buenos Aires. Junto aos coordenadores do convênio, por parte da UFRJ e UNSAM, das disciplinas a eles apresentadas que abordam conhecimentos de música brasileira, eles escolheram as seguintes: Harmonia Funcional III, Improvisação e Arranjo, ministradas pelos professores Marco Pereira e Carlos Almada. 

Além destas, o aluno Esteban cursa a disciplina Cavaquinho com o professor Henrique Garcia e Violão de 7 Cordas com o professor Fábio Nine, enquanto Júlia participa dos ensaios da UFRjazz com o professor Affonso Figueiredo. 

Em entrevista, Julia e Esteban disseram estar felizes com os professores e os respectivos conteúdos das citadas disciplinas, e destacaram, com igual entusiasmo, o fato de este intercâmbio estar possibilitando, em espaços externos à Escola de Música, relacionamentos com os alunos e músicos desta unidade de ensino, que têm proporcionado a eles valiosas vivências musicais e aprendizados, tais como rodas de choro, concertos e encontros musicais.

novembro   2018
DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Próximos eventos

There are no up-coming events

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais